Fernando Pellisoli
Sou o Poeta da Loucura da Pós-modernidade
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Perfil
SOBRE O AUTOR

 

FERNANDO PELLISOLI (POETA DA LOUCURA), Fernando Gomes, Rafael Gafforelli, Juliano Alves e Fabiano Montouro são heterônimos do poeta.  Ele nasceu em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Mas cresceu em Santa Maria. E viveu uma década no Rio de Janeiro.

CURSOS SUPERIORES (INCOMPLETOS): DIREITO; LETRAS; ARTES CÊNICAS.



ATIVIDADES PROFISSIONAIS (AUTODIDATA)

Jornalista, artista plástico, escritor, poeta, pensador, filósofo espiritista, crítico, pesquisador, revisor, dramaturgo, ator, diretor, dançarino, produtor artístico, colunista social e compositor.

Fernando Pellisoli é um artista subjetivo, hermético, Livre-Expressionista, erudito, rebuscado, audacioso e, às vezes, ininteligível... É, também, o precursor do Livre-Expressionismo nas artes plásticas, na dança, no teatro, na literatura e no jornalismo... Precursor, ainda, do Teatro da Loucura na Dramaturgia e do Sistema Ecomunitarista na Política...


DÉCADA CARIOCA



Em 1981, parte rumo ao Rio de Janeiro, onde permanece por uma década. Casou-se com a carioca da gema Fernanda Montreal (psicóloga, modelo, atriz e artista plástica). Oito anos de amor intenso e profundo, segundo o nosso artista, foram os anos mais relevantes de sua vida inconstante, sonhadora, literária e artística. Viveu apaixonado, e ele confirma: - “em todos os sentidos, és mulher amada e minha musa inspiradora”.
Ainda no Rio, fez curso de Qualificação Profissional de Ator e estudou Direito na USU. Na ocasião, foi coordenador cultural do CAD e colaborador cultural do DCE. Cabe aqui lembrar, também, que Fernando Pellisoli cursou o 2º grau no Colégio Pedro Álvares Cabral e no Eça de Queirós, onde exerceu a função de Fiscal de contas dos estudantes secundaristas.
E trabalhou na revista Catálogo de Pronta Entrega, exercendo as funções de jornalista, de revisor e de diretor comercial. Repórter do Jornal Copacentro, começando a sua carreira como Artista plástico, expondo em coletivas e individuais na USU e no Instituto de Artes Parque Laje.



RETORNO À SANTA MARIA



Em 1991, depois de um rompimento amoroso extremamente doloroso, retorna à Santa Maria, suportando, nas costas, uma década de cultura carioca. E, predestinado, envolve-se, de imediato, na cultura, na vida artística santa-mariense e no academicismo, vinculando-se ao curso de Letras da UFSM. Posteriormente, cursou Artes Cênicas.
Assumiu várias atividades artísticas e culturais em nossa cidade: colaborador do Projeto Cultura na Praça; criador de espaços culturais alternativos em bares (Fernando Pellisoli Espaço Cultural); colunista social do Jornal Traços e Fatos e do Jornal A Razão, assinando a coluna “Voz de Artista”. Essa coluna ainda foi veiculada no Jornal Regional Belo Vale. Membro da Associação Santa-Mariense de Letras e sócio fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria. Realizou 36 exposições de artes plásticas - 8 foram individuais. Ainda carnavalesco da Escola de Samba Barão de Itararé, proprietário da Pellisoli Produções e proprietário da Floricultura Mar de Flores. E, dentre outras atividades literárias, artísticas e culturais, foi o presidente do Grupo Quéops – formado por três empresas envolvidas com cultura. E, como produtor artístico, representou, em Santa Maria, a Beverly Hills/Hollywood-Productions (Agência de Modelos e Talentos par USA – Europa – Japão). Por último, presidente e proprietário da Rede Gafforelli.
Atualmente, reside em Porto Alegre dedicando-se, exclusivamente, à produção literária. 


CONTA O ARTISTA COM AS SEGUINTES OBRAS,
AQUI AGRUPADAS EM TRÊS SEÇÕES

1 – POESIA


Antologia – Mil Poetas Brasileiros. Porto Alegre, Instituto da Poesia Internacional, 1991.

Antologia – Poetas da Paz e Justiça Social. Porto Alegre, Editora Alcance, 2010.

Individual – Vertigem Lunar. Porto Alegre, Editora Alcance, 2010.

Antologia - Tesouros Brasileiros. Rio de Janeiro, Gráfica Anjo Produções, 2011.

EM PREPARO:

Abissal; Gemidos; Vedados; Lamúrias; Aladoar; Tristezas; Sonhares; Silêncios; Sinistros; Lunares; Solares; Paixões; Bonamor; Figurações; Corporal; Gemarioca; Obtusões; Oceamar; Influxos; Imaterial; Alaridos; Clamores; Versos; Acrósticos1; Acrósticos2; Acrósticos3; Sônicos; Elegias; Poemas; Dissabores; Cânticos; Musamay; Ad/versos; Delírios; Espelhos; Trágicos; Telúricas; Desabafos; Descaminhos; Tentáculos; Vendavais; Impulsões; Sensuais; Poemetos; Vagobtuso; Sussurros; poética; libidos; vitrais; Maylunar; Luzeiros; etc.




2 – PROSA


Antologia – Contos do Brasil Contemporâneo, Brasília, Clube Literário, 1998.

EM PREPARO:

Eternidade; Língua de Cronista; Escola da Vida; Deusa ou Mulher?; Contador de Fábulas; Revolução Espiritual; Visão Cósmica; Fé Científica; Regeneração da Terra; Novo Estudo da Vida; Nova Ordem Mundial; Sistema Ecomunitarista; Cristo Contemporâneo; Ruídos do Cotidiano; Turbulência Cotidiana; Dias Nefastos; Democracia Amarelada; Crônicas Poéticas; O Tempo Vai Passar; Revolução Solidária; O poder da Caridade; Metamorfose do Amor; Os Perigos da Fé Cega; Democracia dos Justos; A Ilusão do Poder; Revolução da Arte; O Poder dos Oprimidos; Esta Vida Material; Noções da Ilógica; O Prazer de Pensar; A Mãe Natureza; A Máfia Comanda o Caos; O Anestésico da Rede Globo; A Lucidez da Vida; A Ideologia é o Mal; O Ópio dos Poderes; Os Meus Ventos Ecomunitários; O Mundo dos Negócios; Psicose; A Morte Não Existe; Manicômio; Memorial de Loucuras; Mensagem; Confidencial; Ladrilhando; Eu Sou O Improviso; etc.



3 – DRAMATURGIA

EM PREPARO:

TEATRO DA LOUCURA: Um Maníaco no Caos; Juízo Anormal; Rio da Vida; Um Louco Genial; Amor Louco; Viciado em Loucura; Um Espectro Teatral; O Golpe da Luxúria; A Psiquiatria é Louca de Doer; O Grande Louco; Lucidez da Loucura; Loucura Reprimida; Loucura Animal; Loucura Anormal; Loucura Normal; Loucura Criativa; Loucura Alistada; Loucura do Improviso; Loucura do Poder; Loucura Profunda; Loucura Mediúnica; Loucura Imatura; Loucura Maçônica; Loucura Lucífera; Loucura cômica; Loucura Trágica; Loucura Religiosa; Loucura incauta; Loucura Talentosa; Loucura do Pânico; Loucura da Vaidade; Loucura da Inveja; Loucura da Preguiça; Loucura da Ira; Loucura da Avareza; Loucura do Orgulho; Loucura da Dor; etc.


DADOS PESSOAIS:

NOME ARTÍSTICO: FERNANDO PELLISOLI

E-mail: fernandopellisoli7@gmail.com

Pellisoli.blogspot.com
Pellisoli-fernandopellisoli.blogspot.com

www.fernandopellisoli.com